Plano BD

Benefício Definido

Nessa modalidade de Plano de Benefício a EFPC firma com cada um dos participantes um CONTRATO PREVIDENCIÁRIO, no qual os benefícios, condições para recebimento, fórmula de cálculo e período de recebimento já estão previamente definidos em um documento denominado REGULAMENTO.

MUTUALISMO E CONTA COLETIVA

Caracteriza-se pelo MUTUALISMO, ou seja, a responsabilidade pelo plano é solidária entre participantes e patrocinadoras e possui  CONTA  COLETIVA,  onde não existe saldo individual mas uma conta única para a qual todos contribuem.  O  salário serve de base para o cálculo da contribuição e define o benefício.

BENEFÍCIO VITALÍCIO

O Plano BD 01 da Funcorsan possui benefício vitalício com reversão em pensão também vitalícia para o cônjuge (desde que seja mantida essa condição no Regime Geral ou Regime Próprio) e temporária para os filhos, além de benefício de risco durante o período contributivo.

Importante

Parágrafo único. Não será considerado para fins da classificação de que trata o caput o benefício adicional ou acréscimo do valor de benefício decorrente de contribuições eventuais ou facultativas.

Importante

Art. 2º da Resolução CGPC 15/2005 Entende-se por plano de benefício de caráter previdenciário na modalidade de benefício definido aquele cujos benefícios programados têm seu valor ou nível previamente estabelecidos, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção.

Anterior
Próximo

Os benefícios do Plano BD para você e toda sua família são o seu futuro mais presente! Confira:

Auxílio Doença

É uma renda mensal paga ao Participante do Plano BD que possuir a concessão de auxílio doença concedida pelo INSS e permanecer incapacitado para o trabalho, de acordo com laudo pericial.

Auxílio Reclusão

É uma renda mensal paga aos beneficiários dos participantes ativos do Plano BD que estejam recebendo o auxílio reclusão, concedido pelo INSS.

PECÚLIO POR MORTE

É um benefício pago em parcela única às pessoas designadas pelo participante. Quando não há pessoas designadas, será pago aos beneficiários da pensão ou, na ausência de tais beneficiários, aos herdeiros.

Pensão

Benefício concedido aos beneficiários do participante após seu falecimento. A pensão é concedida para os familiares e para filhos e enteados com idade entre 21 e 24 anos que estejam cursando faculdade.

Abono anual

Valor pago, no mês de dezembro, a todos os participantes assistidos ou beneficiários que estejam usufruindo os benefícios do Plano. O valor será proporcional ao total de dias no ano em que o participante usufruiu dos Benefícios do Plano.

Institutos

Opções em caso de desligamento
da patrocinadora

Quando o participante contribui com as duas partes (a dele e a da patrocinadora) até cumprir as carências exigidas para a aposentadoria.

Quando o participante suspende o pagamento de suas contribuições e recebe um benefício futuro, proporcional ao período que contribuiu.

Quando o participante opta por transferir sua reserva de poupança para o outro plano de previdência.

O participante pode resgatar todas as suas contribuições (não as da patrocinadora) corrigidas pelo indexador do plano, o INPC. Esta opção poderá ter incidência de IR, conforme tabela da Receita Federal.

Atualização cadastral

Anterior
Próximo

Formulários

Anterior
Próximo