A Funcorsan

A Funcorsan é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) sem fins lucrativos, que administra planos de previdência complementar visando ao pagamento de benefícios futuros aos seus participantes

A Fundação foi constituída para o fim exclusivo de administrar planos de benefícios de natureza previdenciárias. Foi fundada em 28 de março de 1974 pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. A entidade foi autorizada a funcionar pelo Ministério da Previdência e Assistência Social em 26 de novembro de 1979, iniciando suas atividades em 1º de junho de 1980.

Missão

Administrar planos de benefícios previdenciários de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes alinhado com as partes interessadas.

Visão

Estar inserida no mercado como administradora de planos de benefícios, oferecendo soluções em previdência complementar com a sustentabilidade da Entidade até 2023.

Valores

Transparência
Comprometimento
Respeito
Competência
Inovação
Integração
Integridade

Propósito

Comprometimento com a sustentabilidade dos planos para propiciar segurança, qualidade de vida e tranquilidade ao participante e seus familiares no presente e no futuro.

Missão

Administrar planos de benefícios previdenciários de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes alinhado com as partes interessadas.

Visão

Estar inserida no mercado como administradora de planos de benefícios, oferecendo soluções em previdência complementar com a sustentabilidade da Entidade até 2023.

Valores

Transparência
Comprometimento
Respeito
Competência
Inovação
Integração
Integridade

Propósito

Comprometimento com a sustentabilidade dos planos para propiciar segurança, qualidade de vida e tranquilidade ao participante e seus familiares no presente e no futuro.

Saiba mais sobre a Funcorsan

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da Funcorsan, cabendo–lhe executar as diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele estabelecidos.

Diretor Superintendente – Homero José Batista

Diretor Financeiro e Administrativo – Adimilson Luiz Stodulski

Diretor de Seguridade – Gilmar Antônio Arnt

O Guia do Participante é elaborado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão do Ministério da Previdência Social. O documento apresentar aos participantes e assistidos de planos de previdência informações sobre o funcionamento de sua Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), mais conhecida como “fundo de pensão”.

Acesse aqui o Guia do Participante

O Código de Ética e Conduta da Funcorsan apresenta os princípios éticos que condicionam o exercício das atividades, configura os valores que norteiam a atuação e orienta o ambiente organizacional. O documento foi elaborado com base nos conceitos de transparência, ética, responsabilidade, credibilidade, comprometimento, respeito e competência.

Faça o download Código de Ética e Conduta da Fundação Corsan

Eleições Conselhos Deliberativo e Fiscal – Funcorsan

Cumprindo a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, e o disposto no seu Estatuto, a Fundação Corsan torna público o edital de convocação para eleições de três membros do Conselho Deliberativo e respectivos suplentes, além de dois membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes.

Todos os participantes ativos e assistidos podem concorrer, desde que preencham os requisitos fixados na legislação, no Regulamento Eleitoral vigente e no Estatuto da Funcorsan e o voto é uninominal, conforme estabelecido no Estatuto da entidade.

Comissão Eleitoral 

A organização do processo eleitoral para os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal estão a cargo da Comissão Eleitoral, que é formada pelos representantes indicados pela Patrocinadora, pelo sindicato dos trabalhadores da categoria majoritária e pela Funcorsan, conforme estabelecido no Artigo 63 do Estatuto da Entidade.

Diretoria de Seguridade

Cumprindo o que determina o Acordo Coletivo 2019/2020, o Sindiágua está promovendo as eleições ao cargo de Diretor de Seguridade da Funcorsan. Todos os participantes ativos e aposentados podem concorrer, desde que preencham os requisitos fixados na legislação e no Estatuto da Funcorsan. A candidatura é individual e o voto uninominal.

Mais informações podem ser obtidas junto à Fundação e também no Sindiágua – Travessa Leonardo Truda, 40/154 – 15° andar – Fone (51) 3221.8833.

O Conselho Deliberativo, órgão máximo de deliberação da Funcorsan, é responsável pela definição da Política Geral de Administração da Entidade e de seus Planos de Benefícios. O Conselho Deliberativo é composto por seis membros, com participação paritária, de um lado, dos representantes das Patrocinadoras – as quais indicarão três membros efetivos e três suplentes – e do outro, dos representantes dos participantes – escolhidos por meio de eleição. 

Marcelo Santos da Rocha – Presidente

Arilson Wünsch – titular eleito

Eduardo Barbosa Carvalho – titular eleito

Milton Inacio Cordeiro –  titular indicado

Ronaldo Souza da Silva – titular indicado

Sady Xavier da Cruz – titular eleito

Alberto Domingos Pagliarini –  suplente eleito

Ivan Edienio de Andrade – suplente indicado

Lisakete Bubenick –  suplente indicado

Luiz Henrique Feijó –  suplente eleito

Tiago Dellanhese –  suplente eleito

Thiago de Hermann Prestes – suplente indicado

A área de investimentos da Funcorsan é responsável por gerir os recursos para pagamento dos benefícios previdenciários futuros dos participantes e seus beneficiários. Além disso, trabalha para maximizar os investimentos com segurança e analisando os fatores de risco , segurança, solvência e liquidez.

A área de Investimentos conta com o apoio do Comitê de Investimentos (CI). O Comitê assessora a Diretoria Executiva nas decisões relacionadas à gestão dos investimentos dos recursos do Plano de Benefícios administrados pela Entidade, conforme legislação e política de investimentos vigentes.

Integrantes:

Adimilson Luiz Stodulski – coordenador

Adriana Yamasaki – representante da patrocinadora Corsan

Sávio Ferreira Scherer – representante dos participantes ativos

Humberto Cabreira Pinheiro – representante dos participantes assistidos

Rafael Rocha Luzardo – gerente de Investimentos da Funcorsan

O comitê tem caráter deliberativo e consultivo e sua função é apurar eventuais infrações e opinar junto à Diretoria Executiva sobre a aplicação correspondente das penalidades cabíveis, bem como realizar as revisões e modernizações nas disposições do Código de Ética. O grupo é formado por quatro membros titulares, sendo um do Conselho Deliberativo, um do Conselho Fiscal, um da Diretoria Executiva, um representante dos empregados, além dos respectivos suplentes.

Integrantes ( mandato de 22/02/2021 até 21/02/2023)

Conselho Deliberativo

Sady Xavier da Silva (titular)

Milton Inacio Cordeiro (suplente)

Conselho Fiscal

Tiago Simon de Souza (titular)

Marcelo da Rosa (suplente)

Diretoria Executiva

Gilmar Antônio Arnt – titular

Adimilson Luiz Stodulski – suplente

 

Empregados da Funcorsan

Thais de Assis – titular

E-mail: comitedeetica@funcorsan.com.br

 

O Conselho Fiscal (CF) é o órgão de controle interno da Funcorsan.  É composto por quatro membros, com participação paritária, de um lado, dos representantes das Patrocinadoras – as quais indicarão dois membros e respectivos suplentes –  e, do outro, dos representantes dos Participantes e Assistidos – aos quais caberá eleger dois membros e respectivos suplentes.

Delso Francisco Zwirtes –  Presidente

Cleverson Vinicíus Giordani –  titular eleito

Marcelo da Rosa – titular indicado

Tiago Simon de Souza – titular indicado

Fábio Buzatto Alberti -suplente

Neori Orestes Pavan –  suplente eleito

Sandro Reolon Zanella –  suplente eleito

Os representantes da Funcorsan são funcionários da patrocinadora Corsan e um elo de ligação entre os participantes e a EFPC. Com trabalho de caráter voluntário, o representante apresenta aos colegas as informações atualizadas sobre todos os temas que envolvem o plano de benefícios; encaminha a documentação para solicitação de benefícios.

 

A Instrução Previc nº 3, de 29 de junho de 2010, em seu Artigo 7º, estabelece que sempre que a Entidade Fechada de Previdência Complementar firmar Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, deverá divulgar a celebração do termo a todos os participantes e assistidos alcançados pelo ajustamento de conduta.

Disponibilizamos, a seguir, o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado entre a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc e os compromissários – membros atuais e ex-membros do Conselho Deliberativo da Funcorsan, celebrado no dia 10/06/2014 e publicado no Diário Oficial da União no dia 10/07/2014, a fim de executar a revisão do procedimento de equacionamento do resultado deficitário do exercício de 2008 do Plano de Benefícios BD nº 001, realizado pela elevação da idade mínima de aposentadoria por meio de alteração regulamentar.

Termo de Ajustamento de Conduta – TAC Baixe o arquivo Termo 

O estatuto é o documento que regulamenta o funcionamento da Funcorsan. O atual foi aprovado pela Portaria nº 698, publicada pela Diretoria de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, em 21 de dezembro de 2015.

Acesse aqui o estatuto

A Funcorsan trabalha com uma série de controles internos adequados ao porte, complexidade e riscos inerentes aos planos de benefícios por ela administrados. O manual consolida as regras, princípios e práticas que norteiam a forma que a Entidade cumpre sua missão, compreendendo os relacionamentos entre seus participantes, patrocinadores, órgãos estatutários e demais agentes de governança.

Faça o download do Manual de Governança Corporativa

A Política de Privacidade da Funcorsan foi formulada com o intuito de estabelecer as condições e formas pelas quais realizamos o tratamento de dados pessoais de nossos assistidos, participantes, beneficiários, empregados, patrocinadores, fornecedores, agentes de governança, e demais pessoas físicas naturais. Ainda, o documento foi criado para mostrar o nosso compromisso em sempre tratar os seus dados pessoais com segurança, privacidade e transparência.

Esta Política de Privacidade descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são usados, armazenados e compartilhados e se aplica quando atuamos como um controlador de dados em relação aos dados pessoais de usuários de nossos serviços.

Buscando facilitar sua compreensão, a presente Política de Privacidade está dividida da seguinte forma:

Quais coletas de dados pessoais fazemos e como fazemos;

Quais formas de utilização dos dados pessoais;

Com quem suas informações podem ser compartilhadas;

Quais os Direitos exercidos pelos Titulares;

Como iremos proceder em caso de perda ou vazamento de dados.

Por fim, ressaltamos que as condições e informações apresentadas na Política estão de acordo com a legislação brasileira, atendendo aos termos da Lei nº 13.709/2018 – LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, legislação essa que tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais dos indivíduos, a fim de garantir os direitos fundamentais relacionados à proteção da liberdade, privacidade e intimidade e permitir aos titulares mais transparência e controle sobre a forma como são utilizados os seus dados.

Recomendamos que você leia esta Política de Privacidade na íntegra para assegurar que esteja completamente informado.

Se após a leitura da Política de Privacidade você tiver qualquer dúvida ou ainda tiver dúvidas em relação ao tratamento que os seus dados recebem, você pode entrar em contato pelo canal abaixo:

Clique aqui para baixar

Encarregado DPO: Simone Correa dos Santos

Contato: privacidade@funcorsan.com.br