Em 1984, o administrador de empresa Homero Batista iniciou sua trajetória na Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. O trabalho fez com que iniciasse uma história de muito envolvimento e paixão. A ligação com a companhia de saneamento foi tanta que, mesmo com a aprovação para um cargo com salário mais elevado no Banrisul, optou por permanecer na Corsan.
A Funcorsan também teve um papel fundamental nessa trajetória. Na Fundação, exerceu cargos de vice-presidente no Conselho Curador; foi membro titular, indicado pela Patrocinadora; integrante do Comitê de Investimento, representado as entidades e associações de classe dos empregados ativos da CORSAN e Diretor Superintendente.
Após quatro décadas, chegou o momento de concluir o ciclo laboral. Foram anos de dedicação, aprendizado e muitos momentos compartilhados com pessoas que ser tornaram amigas e fizeram com que a jornada tivesse ainda mais significado.
Nos últimos seis anos como Diretor Superintendente da Funcorsan, foram muitos desafios enfrentados. Cada conquista alcançada num trabalho conjunto dos órgãos de governança e cada melhoria de processo foi a razão de desempenhar a função e sempre lutar pelo fortalecimento da instituição e do plano de benefícios. Entre os avanços como DSU estão: a profissionalização da equipe técnica e da gestão, promovendo excelência e eficiência na condução dos processos internos; a estruturação de uma governança sólida, que assegura segurança e confiabilidade na administração do Plano de Benefícios; uma gestão de investimentos, sem ocorrência de perdas de ativos nos últimos 15 anos e o equacionamento consistente do déficit atuarial, garantindo a formação de um patrimônio sólido para o pagamento integral dos benefícios contratados.
O Diretor Financeiro e Administrativo, Adimilson Stodulski, afirma que fazer parte da Diretoria Executiva da FUNCORSAN juntamente com Homero Batista foi uma grata satisfação. “Nos seis anos de trabalho, o profissionalismo, a dedicação e competência estiveram presentes todos os dias. Homero sempre atuou com dedicação e buscou incessantemente as melhores alternativas para que o Plano de Benefícios atenda da melhor forma aos anseios e expectativas de todos”, comenta.
Para Homero, a aposentadoria chega como uma nova etapa, cheia de possibilidades, com boas lembranças de cada dia vivido e muitas histórias para contar. “Agradeço imensamente a todos os colegas, líderes e amigos que cruzaram meu caminho. Vocês tornaram essa jornada muito mais especial e, por isso, nunca deixarei de lembrar com carinho de todos os momentos que passamos juntos, afirma.”
Agora, é chegada a hora de mudar de categoria na Funcorsan e passar a receber o benefício como assistido. Para celebrar o momento, Homero contratou um café da manhã para compartilhar com os funcionários da Fundação. Acompanhado de sua esposa e filha, fez um discurso emocionado e explicou que agora é o momento de aproveitar junto com a família, ter mais tranquilidade e liberdade.