No dia em que a Tchê Previdência celebra 12 anos, o Safra Asset trouxe para Porto Alegre o ex-ministro da Fazenda, Dr. em Economia e diretor de Estratégia Econômica do Banco Safra, Joaquim Levy.
O economista falou sobre o cenário nacional, além do chinês e do norte-americano. Para Levy, a situação econômica apesar das notícias desfavoráveis apresenta bons indicadores, e que podem alavancar bons resultados. Em sua análise, o governo brasileiro terá alguns grandes desafios como controlar e até diminuir a taxa de juros e câmbio, visto que com as perspectivas atuais 7% do PIB é usado para pagar juros. Ressaltou ainda a importância das exportações, que foram responsáveis pelo crescimento econômico. Segundo ele, há também a projeção do aumento de commodities agrícolas como a soja.
Em termos de Estados Unidos, analisa que a questão fiscal demanda mais atenção e que é provável que 2025 tenha aumento de inflação, porém não há motivo para desespero. Explanou ainda que a China registrou uma queda na demanda interna e que o País asiático está investindo muito em tecnologia. Para ele, com todos esses elementos não lhe parece um cenário tão desfavorável para o Brasil.