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O próximo passo sempre será o melhor: uma análise do CEO do Rock in RIO

 

O último dia do 44º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, promovido pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, começou com uma aula de marketing, estratégia e planejamento com a palestra A única coisa indestrutível, conduzida pelo CEO do Rock in Rio (RiR), Luis Justo.

Utilizando diversas ferramentas do neuromarketing, o público não conseguia – e nem queria- desviar a atenção de cada palavra proferida pelo CEO. Apresentando um dos maiores clássicos do rock mundial, I can’t get no Satisfaction, dos lendários Rolling Stones, Justo começou sua explanação contando como surgiu a ideia Roberto Medina construir a cidade do rock, na década de 80. Foi de uma insatisfação que o empresário decidiu investir e empreender em um sonho.

Embora toda a “costura” da palestra seja em torna do festival de música, Justo trouxe os insights – baseados na jornada do cliente – utilizados por sua equipe e por grandes empresas de sucesso, como a Disney e a Apple, para vender muito mais que um produto ou serviço, mas para proporcionar uma experiência.

Neste contexto, o primeiro passo é a criação de uma proposta de valor. De nada adianta ter uma baita ideia e uma grande estratégica, se o cliente e os colaboradores não a comprarem. Para tanto, é fundamental que a cultura (valores) seja compartilhada com os públicos envolvidos. “É preciso construir a cultura através do exemplo. As palavras comunicam, mas os exemplos arrastam”, afirma.

Além disso, as empresas têm que ter obsessão pela jornada do cliente com uma escuta ativa. Entender o que o cliente quer, dar atenção aos pedidos, queixas, sugestões facilita o processo e começa a criar uma relação de fidelização.

No meio do caminho, problemas e crises vão surgir. É o momento para sair da zona de conforto. Afinal, por trás de qualquer crise há uma oportunidade. Porém, só terá êxito e isso será possível quando há CORAGEM. Não se trata de irresponsabilidade, mas de riscos calculados e de arriscar em algo que, se der certo, ficará na história.

O CEO do RiR, apresentou ainda um vídeo de Steve Jobs que continha a seguinte mensagem: “…as pessoas que são loucas o suficiente porque acham que podem mudar o mundo, elas fazem.” Justo também destacou a importância de compartilhar os resultados com a equipe para que todos se sintam responsáveis e parte daquele ambiente.

 

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